Não tenhas pressa e não cedas a pressões
Ao longo dos últimos 10 anos tenho trabalhado em vários projetos que, de forma não-moralista, procuram reduzir os riscos associados ao consumo de álcool e outras substâncias psicoativas e educar para padrões de consumo mais seguros.
No âmbito da minha atividade profissional, aprendi a não diabolizar o consumo de álcool nem de outras substâncias psicoativas. Considero que estes consumos implicam prazeres mas também vários riscos que é importante prevenir e minimizar. Por esse motivo, defendo que consumir álcool é uma decisão que implica responsabilidade e também maturidade.
Antes de mais, o álcool é uma substância psicoativa cujo consumo excessivo acarreta importantes riscos para a nossa saúde e segurança. Normalmente, os/as mais jovens são introduzidas ao álcool da forma errada: são pressionamos a consumir de forma excessiva bebidas de má qualidade, e tendem a ingerir uma grande quantidade de álcool num curto período de tempo. Este facto resulta em alguns riscos que poderiam ser perfeitamente evitáveis, assim como em más experiências que terminam em indisposições mais ou menos graves, situações embaraçosas, problemas com amigos/as, namorado/a e familia, diminuição do rendimento escolar…
Ou seja, beber álcool de forma excessiva não é nem divertido nem positivo! Para além disso, a legislação que limita o acesso de menores a bebidas alcoólicas é fundamentada em evidências que sublinham que o álcool interfere com o normal desenvolvimento fisiológico e cognitivo dos/as mais jovens. Assim, é recomendável que os/as mais jovens sejam introduzidos/as ao álcool o mais tarde possível e, de preferência, já na maioridade, quando o seu organismo está perfeitamente desenvolvido, maduro e preparado “lidar” com o álcool.
O consumo de álcool é muito mais interessante quando este é consumido de forma informada, moderada e espaçada e também quanto menos riscos implicar. Por esse motivo, recomendo que não tenhas pressa e não cedas a pressões! Só tu é que sabes o que é melhor para ti e, quando decidires que é o momento, informa-te e para consumires álcool de forma consciente , responsável e segura.