Blog

Entrevista na Escola Básica de Machico

Aproveitando a presença da campanha #menoresnemumagota na Escola Básica e Secundária de Machico,  fomos  falar com a coordenadora do 3º ciclo, a professora de Português Teresa Passos e com o aluno do 12ºano Luís Calado.

Entrevista Teresa Passos – professora de Portugês e coordenadora do 3º Ciclo

– Qual o motivo da adesão à campanha #menoresnemumagota?
TP: É importante todas as escolas participarem nesta campanha de modo a divulgar estas iniciativas para os jovens não começarem a consumir álcool antes dos 18 anos.

– Quais os benefícios da presença da campanha na escola?
TP: A campanha na escola é benéfica, pois possibilita aos alunos terem um contacto com a realidade e serem alertados para os perigos que o consumo do álcool traz. Também possibilita verificarem que, para se divertirem, não é necessário beber álcool.

– Como é que a escola sensibiliza os jovens para a redução do consumo de álcool?
TP: A escola sensibiliza os jovens para a redução do consumo de álcool através de ações de informação/ sensibilização e, também, através do Projeto Atlante.

– Acha importante a sensibilização dos menores para o não consumo de álcool?
TP: Numa sociedade cada vez mais consumista, com publicidade apelativa ao consumo de bebidas alcoólicas, é necessário alertar os jovens para o perigo do álcool. É importante chamar a atenção e informar os jovens para as dependências que, infelizmente, começam muito cedo.

– Qual a importância deste movimento (#menoresnemumagota)?
TP: O movimento (#menoresnemumagota) é importante visto que alerta para o não consumo de bebidas alcoólicas seja em que circunstâncias for… convívios sociais e/ ou familiares. Divertimento não é sinal de álcool

 

Entrevista a Luís Calado – Aluno do 12º6

– O que achas deste tipo de campanha?
LC: São campanhas que conseguem chamar à atenção, pois o seu propósito é esse mesmo. Alertar consciências e reformar mentalidades.

– O que achas deste hashtag?
LC: É um hastag importante pois menores é mesmo nem uma gota. Os menores estão em crescimento e o seu fígado não pode aguentar com o álcool. O hastag alerta para isso mesmo, o consumo de álcool a menores é proibido.

– Qual a importância deste movimento?
LC: É de uma importância elevada na mudança e reforma de mentalidades.