Blog

Entrevista a Rui Caetano, Presidente do Conselho Executivo da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco

Na condição de Presidente do Conselho Executivo da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, Rui Caetano prestou um pequeno depoimento ao #MenoresNemUmaGota. Nele explicou o porquê de a instituição que preside ter aderido a esta campanha e quais os impactos esperados.

MNUG – Qual foi a razão de ter aderido a esta campanha na escola?

RC – Em primeiro, porque é uma das problemáticas mais difíceis de combater. O alcoolismo é um hábito demasiado enraizado na cultura social regional.  Decidimos aderir porque a escola tem de encontrar as respostas mais adequadas a cada uma das realidades e a cada uma das problemáticas que existem entre os jovens. Sozinhos nada se consegue, trabalhar em parceria e em rede serão as estratégias mais eficientes.

MNUG- Qual foi o impacto que acha que teve ou pode vir a ter futuramente?

RC – O impacto foi positivo, os alunos aderiram, participaram e foram tomando consciência dos perigos e dos riscos em termos de saúde. Passaram a ter conhecimento sobre muitas das consequências provocadas pelo álcool, passaram a ter um outro olhar, começaram a questionar os seus maus hábitos e passou a haver uma certa desmistificação sobre a cultura dos consumos de álcool. Não tenho dúvidas de que a sensibilização trará efeitos positivos.