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Campanha #MenoresNemUmaGota

Na passada sexta feira, dia 7 de dezembro, foi lançada na Região Autónoma da Madeira a campanha nacional de prevenção do consumo de álcool nos menores, #MenoresNemUmaGota, promovida pela Associação Nacional de Empresas e Bebidas Espirituosas (ANEBE), em parceria com a Secretaria Regional da Saúde, através do Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE).

Esta campanha destina-se aos menores de 18 anos, com o intuito de informar e sensibilizar sobre os malefícios do álcool, assim como reduzir o consumo nestas idades.

A iniciativa pretende, igualmente, envolver educadores, familiares, professores e técnicos psicossociais, de forma a consciencializá-los da necessidade de intervir junto desta faixa etária para que, enquanto educadores, estejam conscientes das consequências do uso e abuso do álcool e fortaleçam as competências pessoais e sociais dos jovens, tornando-os mais resilientes à oferta e ao consumo de bebidas alcoólicas.

Numa segunda fase da campanha será aplicado o manual #MenoresNemUmaGota, composto por conceitos teóricos e sessões de intervenção destinadas a jovens entre os 12 e os 18 anos, que tem como principais objetivos atrasar a idade de início do consumo de álcool, baixar o número de consumidores menores de idade e reduzir o consumo entre os que já bebem. Este manual será aplicado em diferentes contextos, explorando as áreas da saúde, liderança de grupo e fenómenos de massa, publicidade e consumismo e informação sobre o álcool. Com o mesmo propósito, foi criado um folheto informativo que aborda os mitos, riscos e consequências do uso e abuso do consumo de bebidas alcoólicas, dirigido aos jovens.

Em paralelo com a vertente preventiva junto dos jovens, esta campanha terá um movimento social digital de sensibilização. Ao longo do ano de 2019, será exposto nas diversas freguesias da Região um lettering 3D com o hashtag #MenoresNemUmaGota, na qual as pessoas são convidadas a tirar fotografias e a partilhar nas redes sociais, fazendo com que a campanha obtenha o seu efeito multiplicador desejado. Este movimento digital apela a uma maior consciencialização dos jovens, dos pais, dos proprietários e funcionários de estabelecimentos de diversão e à população em geral.

É de referir que esta campanha teve início na RAM, mas será alargada a todo o território nacional, a partir da próxima sexta feira, dia 14 de dezembro, com a sua apresentação em Cascais.

Nesta época festiva, em que por vezes cometemos alguns excessos e “tapamos” os olhos a alguns comportamentos de risco dos jovens, nunca é demais relembrar que:

  • Em Portugal, é proibido por lei vender bebidas alcoólicas a menores de 18 anos;
  • O álcool interfere na capacidade de aprendizagem e desenvolvimento intelectual, assim como no crescimento e desenvolvimento físico e psicológico do menor;
  • Por último, o consumo de álcool nos menores, poderá originar padrões de consumo abusivo no futuro.

Sejamos conscientes e responsáveis, vamos zelar pelos nossos jovens, pois o consumo de álcool não é, e nunca será, sinónimo de crescimento, maturidade e muito menos de felicidade.

Natacha Almeida
Psicóloga
Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM
Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências